quinta-feira, 2 de outubro de 2008

PRIMEIRO LONGA DE ROBERT WISE É A ATRAÇÃO DO RAROS

O projeto Raros da Sala P. F. Gastal exibe nesta sexta-feira, dia 3 de outubro, às 21 horas, o filme A Maldição do Sangue de Pantera (The Curse of the Cat People), filme que marcou a estréia na direção de Robert Wise (1914-2005), o renomado montador de Cidadão Kane e Soberba, de Orson Welles. Wise fez uma carreira longa em Hollywood, transitado pelos mais diferentes gêneros, sempre com grande sucesso, da ficção científica (O Dia em que a Terra Parou, O Enigma de Andrômeda) ao musical (West Side Story, A Noviça Rebelde), passando pelo terror (Desafio do Além, As Duas Vidas de Audrey Rose) e o western (Sangue na Lua, Honra a um Homem Mau), sem esquecer dos clássicos dramas ambientados no universo do boxe (Punhos de Campeão, Marcado pela Sarjeta).

Continuação de Sangue de Pantera (Cat People), o filme retoma os personagens da obra-prima de Jacques Tourneur realizada dois anos antes, em 1942. Depois de sua morte, Irena, a mulher pantera (Simone Simon) do filme anterior, volta a assombrar a pequena Amy (Ann Carter), filha do casal Oliver e Alice Reed. Ao mesmo tempo, Amy aproxima-se da misteriosa atriz Julia Farren (Julia Dean), mulher reclusa e de comportamento estranho. A exemplo de Sangue de Pantera, esta seqüência faz parte da célebre série de filmes de horror realizada pelo produtor Val Lewton nos anos 40. Títulos cujo orçamento baixo era compensado pela criatividade do produtor e dos diretores, capazes de criar atmosferas perturbadoras apenas com recursos de iluminação.
A
Maldição do Sangue de Pantera será exibido em uma cópia em DVD, com legendas em espanhol. A entrada é franca.

A Maldição do Sangue de Pantera (The Curse of the Cat People). Estados Unidos, 1944. Direção de Robert Wise. Com Simone Simon, Ann Carter, Kent Smith, Julia Dean e Jane Randolph. Preto e branco. Duração: 70 minutos. Exibição em DVD. Legendas em espanhol.

Nenhum comentário :

Postar um comentário