quarta-feira, 20 de agosto de 2008

CLÁSSICO CUBANO EM CARTAZ NO RAROS

O projeto Raros da Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro – 3º andar) exibe na próxima sexta-feira, dia 22 de agosto, às 21 horas, um clássico do cinema cubano, As Aventuras de Juan Quin Quin, de Julio García Espinosa, realizado em 1967.

Filme mais conhecido do diretor Julio García Espinosa, homenageado este ano pelo Festival de Gramado com o Kikito de Cristal (o qual não veio receber devido a razões de saúde), As Aventuras de Juan Quin Quin acompanha as peripécias de um herói picaresco, Juan Quin Quin (Júlio Martínez), que no contexto da Cuba pré-revolucionária vai assumindo diferentes papéis, de sacristão a artista de circo, de toureiro a plantador de café, até finalmente tornar-se membro das guerrilhas contra as tropas de Batista. Caracterizado por um humor pouco freqüente no cinema cubano daquele período, o filme de Espinosa incorpora à sua narrativa elementos da cultura pop, como os quadrinhos, os seriados e o western, o que lhe valeu comparações com o cinema de Godard.

O diretor Espinosa também tornou-se conhecido por haver redigido o manifesto “Por um Cine Imperfecto”, polêmico ensaio no qual propõe sua visão provocativa às linguagens padronizadas de certos filmes. A obra é considerada um dos maiores manifestos estilísticos sobre o chamado Novo Cinema Latino-americano.

As Aventuras de Juan Quin Quin será exibido numa cópia em DVD, com diálogos em espanhol e sem legendas. A entrada é franca.

As Aventuras de Juan Quin Quin (Las Aventuras de Juan Quin Quin). Cuba, 1967. Direção de Julio García Espinosa. Com Julio Martínez, Erdwin Fernández e Adelaida Raymat. Preto e branco. Duração: 105 minutos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário