segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cacá Diegues em Porto Alegre durante Festival de Inverno

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) integrou-se à programação do 3º Festival de Inverno de Porto Alegre, evento já tradicional no calendário cultural da cidade, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, com a mostra O Brasil Segundo Cacá Diegues, exibindo seis longas deste que é um dos mais importantes diretores de cinema do País. Até domingo, dia 26 de julho, o público poderá assistir aos filmes Ganga Zumba, A Grande Cidade, Xica da Silva, Chuvas de Verão, Bye Bye Brasil e O Maior Amor do Mundo.

Na sexta-feira, dia 25 de julho, após a sessão de O Maior Amor Mundo (às 17 horas), Diegues esteve presente na
Sala P. F. Gastal, participando de um debate sobre sua obra ao lado do Secretário Municipal da Cultura Sergius Gonzaga e do jornalista Marcelo Oliveira da Silva.

Além das exibições normais e do debate com Diegues na sexta-feira, a mostra O Brasil Segundo Cacá Diegues teve outras três sessões comentadas: na terça-feira, Marcus Mello (programador da Sala P. F. Gastal e crítico de cinema) debateu o filme Ganga Zumba; na quarta-feira, foi a vez de Roger Lerina (jornalista e crítico de cinema do jornal Zero Hora) debater Bye Bye Brasil; e na quinta-feira, após a sessão de Chuvas de Verão, houve debate com Ivonete Pinto (jornalista e crítica de cinema, presidente da ACCIRS, Associação de Críticos de Cinema de Porto Alegre).

FILMES EXIBIDOS

Ganga Zumba (1964, 100 minutos, preto e branco). Com Antônio Pitanga, Luiza Maranhão, Léa Garcia, Tereza Rachel e Cartola.

Clássico do Cinema Novo, sobre comunidade de negros fugidos da escravidão. O primeiro longa de Diegues, que tem como curiosidade a presença do compositor Cartola em seu elenco. Exibição em DVD.

A Grande Cidade (1966, 85 minutos, preto e branco). Com Anecy Rocha, Antônio Pitanga, Joel Barcellos e Hugo Carvana.

Vinda do Nordeste, Luiza chega ao Rio de Janeiro à procura de seu noivo, Jasão. Nessa busca, Luzia vive diferentes experiências traumáticas, até o trágico final. Exibição em DVD.

Xica da Silva (1976, 107 minutos, colorido). Com Zezé Motta, José Wilker, Walmor Chagas e Elke Maravilha.

Na segunda metade do século XVIII, a escrava negra Xica da Silva é transformada em Rainha do Diamante por João Fernandes, seu amante, um poderoso representante da Coroa Portuguesa em Minas Gerais. Exibição em 35mm.

Chuvas de Verão (1978, 93 minutos, colorido). Com Jofre Soares, Miriam Pires e Marieta Severo.

Afonso, ao se aposentar, decide viver com tranqüilidade no subúrbio onde mora. Solitário, passa a envolver-se em problemas com os vizinhos e a família. Exibição em DVD.

Bye Bye Brasil (1980, 100 minutos, colorido). Com José Wilker, Betty Faria, Fábio Jr. e Zaira Zambelli.

Um grupo de artistas ambulantes cruza o Nordeste a bordo da Caravana Rolidei. O maior sucesso da carreira de Diegues, ainda hoje seu filme mais popular. Exibição em DVD.

O Maior Amor do Mundo (2006, 106 minutos, colorido). Com José Wilker, Taís Araújo, Léa Garcia, Marco Ricca e Sérgio Britto.

O filme mais recente de Diegues, sobre um astrônomo que descobre sofrer de doença terminal. Exibição em 35mm.

Nenhum comentário :

Postar um comentário